Quando um medicamento é administrado, variáveis biológicas, pH, solubilidade, ações enzimáticas, entre outras, podem ocorrer, ou seja, uma somatória de variáveis de energias atua para que o produto seja eficaz. A interação, além de formar possíveis compostos indesejáveis a eficácia do produto, podem alterar solubilidade impactando na absorção do medicamento, principalmente para formas sólidas nas quais absorção ou liberação de calor a afetam sensivelmente.
Verificação in-vivo: é estudo que ocorre em pacientes ou voluntários obtendo como resultado dados de análises clínicas e anamnese.
Verificação in-vitro: são ensaios em temperaturas distintas com combinações entre: ativo-ativo, ativo-excipientes. Estes ensaios normalmente são feitos em termo calorímetros e se necessário no ensaio de perfil de dissolução. Desta forma, sobre o medicamento, permitirão conclusões antecipadas de interações entre o ativo (fármaco) e diferentes excipientes que possam agir sobre a eficácia do produto ou produzir efeitos adversos. O Centro T&E possui protocolo de estudo de Interação. E os recursos instrumentais para oferecer resultado “in-vitro”